8 de nov. de 2016

Capriche na Identidade Visual!


Precisamos ser francos e assumir que as empresas necessitam de mais identidade visual e menos logos, por favor.

Grande parte dos clientes buscam apenas um signo ou ícone que represente o seu negócio e não um logo de verdade. Normalmente esse signo é escolhido baseado no gosto pessoal do cliente ou na sua própria percepção do negócio.

Não é à toa que serviços como We Do Logos e similares tem tantos clientes, pois praticam essa desassociação, como se o logo existisse separadamente da identidade de marca.

Essa prática só enfraquece as marcas. Ou você acha mesmo que Apple, Lacoste, Starbucks e Nike chegaram onde estão sem investir em design?

Logo não é marca!

A marca são todas as percepções do público com relação a sua empresa, produto ou serviço. A marca ganha vida na mente do consumidor. As emoções que provoca e as ações que estimula. Tudo.

O logo é uma peça da identidade visual da marca, ou seja, faz parte de como sua empresa é vista.

Em caso de famosas marcas globais, o logo acaba ganhando muito mais protagonismo pois é a forma mais instantânea de reconhecimento da marca e remete diretamente aos valores e qualidades que ela representa.

Sendo assim, ter um logo maravilhoso esteticamente é ineficaz se a sua empresa não tem uma marca estruturada, se não é vista como sinônimo de qualidade ou não atende as demandas do público. Por essa razão é preciso ter um alinhamento entre a marca e o logo.

A preocupação do cliente deve deixar de ser com o logo e passar a ser com a identidade visual. Ter um logo bacana e expressivo aplicado em materiais despadronizados e inapropriados é um enorme descaso com a marca.

É preciso haver uma harmonia visual para que todos pontos de contato tenham a mesma linguagem e comuniquem em uníssono.

Cores, formas, tipografia, ícones, interações, tudo comunica.

A partir do momento que os pontos de contato com o consumidor estiverem padronizados
visualmente, a comunicação converge de forma natural.

Aí reside a importância da unificação visual através da identidade de marca.

Clientes: revejam seus conceitos. Um logo bonitinho não faz mágica. Invista um pouco mais em uma identidade visual pois os ganhos em termos de credibilidade e valor de mercado são óbvios. Uma identidade visual consistente transparece profissionalismo e respeito com o consumidor.

O diferencial da sua empresa pode estar no design!

Fonte: Designers Brasileiros

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