30 de jun. de 2016

Gentilezas!


Ajudar o próximo pode não mudar o mundo, mas muda o mundo daquela pessoa e esses passinhos de formiga podem refletir na sociedade, né? Gentileza gera gentileza.

A maioria das pessoas acha que a gentileza é uma escolha, quando, na verdade, ela é um instinto humano! Já o egoísmo, este sim é uma escolha.

Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, realizaram um experimento em 2012 para descobrir se a natureza humana é egoísta ou gentil. Os professores recrutaram universitários e os dividiram em quatro grupos.

Cada estudante recebeu uma quantia de dinheiro e teve a opção de separar um pouco do valor para ser distribuído entre os outros participantes da pesquisa. A maioria optou por dividir, apesar da tentação de ficar com todo o dinheiro e a garantia de que ganhariam algo em troca mesmo se não compartilhassem.

Um outro estudo realizado por psicólogos da Universidade Yale, também nos Estados Unidos, com pessoas que tinham arriscado suas vidas para salvar desconhecidos, reforça a tese de que o primeiro instinto das pessoas é cuidar e salvar os outros.

“A maioria das pessoas acredita que somos instintivamente egoístas, mas nossos experimentos mostram que quando as pessoas dependem de seus instintos, elas são mais cooperativas”, explicou o psicólogo David Rand.

A pesquisa concluiu que o egoísmo aparece quando as pessoas param para pensar antes de se decidirem. Portanto, a gentileza faz parte do instinto humano, enquanto o egoísmo é uma escolha.

E aí, qual foi a sua gentileza de hoje?

Fonte: http://razoesparaacreditar.com/gentilezas/e-natural-ser-gentil-o-egoismo-que-e-uma-escolha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário